Uma viagem pelo mundo a 4 pés e 4 patas

Já pensou juntar seu melhor amigo humano e o canino e partir para uma viagem ao redor do mundo? Parece um sonho, mas os amigos Bruno, Murilo e a rottweiller Tchuba tornaram essa viagem realidade. Nós da MOM tivemos um bate-papo com o Bruno, o idealizador do projeto “4 pés e 4 patas”, dá só uma olhada…

11091315_1592640914284993_983868774657645168_n

Quando foi que vocês decidiram fazer essa viagem pelo mundo com a Rottweiller Tchuba?

A viagem foi uma ideia minha já muito antiga, há mais de 12 anos atrás, de apenas viajar sem destino e sem rumo. Algo um pouco utópico mesmo. Eu estava no México em uma viagem de  surf e fiquei frustrado em ter de voltar para a mesmice. Após anos pensando, já em ritmo acelerado de trabalho, vi que não poderia mais adiar e comecei a planejar com calma.

Alguns anos depois ganhei a Tchuba, e a ideia de viagem parecia ser impossível. Mas com muita pesquisa consegui achar um meio. E foi assim que chamei meu amigo Murilo para a viagem. Temos um amigo em comum e fomos apresentados cerca de 4 anos atrás. Os dois estavam se sentindo perdidos nas profissões e sem sentido na vida. Estávamos sem contato com natureza. No caso, eu estava focado apenas em juntar dinheiro para a viagem e não pensava mais em nada.

rainers-ranch045

A Tchuba é brasileira? Quantos anos ela tem? Se sim, como foi esse processo para leva-la para fora do país?

A Tchuba é brasileira, tem 3 anos, e é muito levada, muito brincalhona, e as vezes late alto para intimidar, mas nunca foi agressiva. Ela é minha filha, então não cogitei em nenhum momento deixa-la em casa enquanto eu ia viajar, mesmo quando as pessoas insistiam que seria bem mais fácil e barato.

Um cachorro já vive pouco, e o único desejo deles é estar perto do dono. Então não queria privá-la dessa etapa importante da minha vida. O processo para levar um cachorro vai depender do tamanho do mesmo. Por via de regra, quanto maior o cachorro, maior o problema. No caso dela, ela saiu do Rio de Janeiro direto para Florida, onde começamos a viagem, e foi como carga. Contratamos um serviço de despachante que foi dito ser necessário para esse tipo de serviço, mas tudo depende das regras de cada companhia. Sem dúvida nenhuma, a viagem de avião foi o momento mais difícil e estressante da viagem, pois sou de fato muito preocupado com o bem-estar dela.

neve-carson-nf-nm70

Por onde vocês já passaram e qual será o roteiro da viagem?

Iniciamos na Florida em fevereiro de 2015 e cruzamos os EUA pelo sul até o Texas. Subimos toda a Rocky Mountains até o parque de Yellowstone e descemos até Los Angeles para subir novamente, dessa vez pela costa do pacífico. Cruzamos o Canadá e fomos para o Alaska. Do Alaska, cruzamos novamente o Canadá até Toronto.

A viagem não tem um roteiro definido. Está de acordo com o cenário econômico no Brasil, já que as reservas são em reais. Não nos importamos em pausar a viagem para trabalhar. Mas inicialmente o próximo destino será Europa ou América do Sul, ainda sem data definida.

11083916_1594595844089500_7545083485864141722_n

Como é viajar com um cão fora do Brasil e quais os perrengues que já passaram?

Infelizmente a raça Rottweiler não é muito bem vista, por preconceito. Algumas pessoas demonstram medo. Mas na América do Norte, esse sentimento aparentou menor do que no Brasil. Alguns parques não aceitam cachorros. Alguns estabelecimentos como mercados e restaurantes também não. Dessa forma nos revezamos para fazer companhia à Tchuba.

Aventuras da Tchuba:

Certa vez ela correu atrás do Murilo que tinha ido ao Walmart, e eu tive que correr atrás vendo as reações das pessoas para achá-la no mercado… teve uma vez que ela decidiu atacar um gambá (daqueles de desenho animado mesmo, preto e branco) que deu um spray fedido nela. Isso foi terrível, o cheiro demorou meses para sair, mesmo com lavagens (o gambá saiu ileso).

Uma vez ela latiu para um senhor que estava com um cachorro. Ela estava presa, mas o senhor nos ameaçou de morte (e a ela também). Isso ocorreu em um camping. Tchuba certa vez perseguiu um urso que fugiu, mas poderia ter atacado. Ela tentou perseguir também um elk, que é um animal super perigoso, além de enorme.

reiners-ranch104

Como vocês cuidam da alimentação da Tchuba durante a viagem?

Como ela não come ração pura, nos EUA e Canadá a gente comprava uma comida especial para cães para misturar e quando era possível nós cozinhávamos a dieta dada pela nutricionista.

Descreva como é poder viajar com seu melhor amigo humano e animal pelo mundo a fora…

A sensação de viajar é a sensação de liberdade. Mas não é sempre assim, passamos por muitos problemas, muitas dificuldades, e vários fatores que nos custaram caro. A verdade é que mesmo após muita pesquisa e preparação, sempre há algo que vai dar errado.

Nesse caso, ter um amigo é fundamental para que um acalme o outro e não deixe o humor esmorecer. Quanto a Tchuba, ela foi a que mais aproveitou a viagem. Estava sempre conosco, sempre brincando em lugares diferentes, solta, em uma temperatura mais amena (isso foi fundamental) com atenção total. Não imaginaria viajar sem ela.

Nesse momento a viagem teve uma pausa devido à crise. Murilo está na Irlanda, e eu e Tchuba estamos no Rio, mas estamos investindo na viagem, logo teremos site, canal de youtube e estamos negociando até programa na TV. O livro também está sendo feito. O projeto foi uma ideia minha, antiga, e não tivemos patrocinador. Estou criando essa marca agora, para continuar a viagem, mesmo que não seja com o mesmo convidado, eu e Tchuba estaremos lá.

wolf-creek14

Nós da Mom adoramos sua história Bruno e esperamos ansiosos por novas aventuras da Tchuba pelo mundo a fora!! 🙂

Se inspirou e quer acompanhar todas as pegadas do projeto “4 pés e 4 patas”? Então acessa o site deles 4 Pés e 4 Patas e boa viagem!!

Lambeijos da Equipe Mom.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *