Hospedagem Pet Friendly

10417534_670197449715048_5734836566498465486_n

Vai viajar e quer uma dica de pousada que aceita peludos? A turismo 4 patas escreveu esse texto super bacana sobre o assunto, dá só uma olhada…

Charme e exclusividade são dois dos inúmeros atrativos que a Pousada Encanto da Bocaina possui.  Localizada no Vale Histórico, no município de São José do Barreiro, entre a capital paulista e a fluminense, a pequena propriedade conta com apenas três chalés para acomodar seus afortunados hóspedes. Acomodar não, mimar. Porque é assim que os hospedes são tratados durante a estadia por lá: com muitos mimos.

Os proprietários, Wilson e Luciana Martins, fazem questão de um atendimento personalizado e de proporcionar um ambiente intimista. Pães, bolos, sucos, trutas, saladas orgânicas, massas e risotos fresquinhos são algumas das delicias confeccionadas ali mesmo, no Pirilampo Bistrô, que atende aos hóspedes e também ao público externo, mediante reserva.

A 900m metros de altitude, em pleno Parque Nacional da Serra da Bocaina, uma vista espetacular serve de cenário para o café da manhã. Como se trata de uma área de preservação ambiental, animais silvestres e uma diversidade maravilhosa de aves podem servir de companhia para as refeições.

E não são somente os humanos que são mimados. Os cães de mini a grande porte são aceitos e bem recebidos pelos habitantes caninos e felinos da pousada.

Em 2012, a Pousada Encanto da Bocaina, foi o primeiro estabelecimento a receber o selo do “Sistema de Classificação Pet Friendly”, criado pela Turismo 4 Patas.  Conquistou a categoria Premium por cumprir critérios que atendem às necessidades dos hóspedes com seus animais de estimação.

Através deste processo de qualificação, os administradores da pousada entenderam a importância de se organizar, de estabelecer regras, de adaptar a sua estrutura e de preparar seus funcionários para receber os pets com segurança, bem-estar e diversão.

Após a Consultoria e o Treinamento oferecidos pela Turismo 4 Patas, uma Politica de Aceitação de Animais de Estimação foi estabelecida de acordo com as condições do estabelecimento e de sua equipe de atendimento.

A recepção e a acolhida dos hóspedes animais também mereceram uma atenção especial. Os mascotes recebem um kit de boas-vindas contendo itens de higiene Dog´s Care e guloseimas naturais da Panela da Bela, empresas parceiras. Além disso, os pets dormem com seus donos nos chalés e podem brincar a vontade nos jardins, onde têm a disposição bebedouros com água fresquinha e lixeiras exclusivas para os dejetos.

Uma parceria com a Associação Quatro Patinhas destina parte da taxa cobrada pela hospedagem dos pets para ajudar outros animais que necessitam de resgate e tratamento de saúde.

Desde então, dezenas de cães e donos já se hospedaram por lá… ah, gatos e papagaio também!!

A Pousada Encanto da Bocaina acaba de renovar o selo da sua categoria, mostrando assim, que os estabelecimentos estão se preocupando cada vez mais com a qualificação para atender ao público pet viajante. E a Turismo 4 Patas está a disposição para auxiliá-los a ir cada vez mais longe.

Veja um bate papo com a Luciana Azevedo sobre a hospedagem de pets na Pousada Encanto da Bocaina:

Nome completo: Luciana Abreu de Azevedo Martins

Função no estabelecimento: Gerente-proprietária

Possui pets? Sim 3 cães: Max (7,5 anos), Baruck (1 ano e 8 meses) e Lupita (5 meses) e 1 gata : Loulou (1,5 anos) 

 1)      Desde quando a Pousada Encanto Bocaina aceita animais de estimação e porque decidiram abrir as portas para os hóspedes pet?

        Aceitamos pets desde a sua  fundação, em 2011.  

       Sempre tivemos dificuldades em conseguir pousadas onde pudéssemos levar nossa pet na época, Aisha e  então deixávamos de viajar por conta disso. Quando concebemos o nosso  projeto de abrir uma pousada, decidimos que aceitaríamos animais. 

2)      Quais as principais dificuldades enfrentadas pelo estabelecimento no atendimento a este público? Pode citar algum exemplo de soluções adotadas?

A humanização e a falta de controle (comando) sobre os pets  são os principais dificultadores. 

A falta de consciência de que a pousada é para humanos e que os pets são os acompanhantes. Portanto toda a infra e instalação é voltada para o bem estar dos humanos.

Alimentar nossos cães sem nossa permissão (tem sido também uma frequente). 

Criamos uma “Política de Aceitação de Animais” que foi desenvolvida e que vem sendo adaptada com base nesses 3 anos de experiência e que vem dando certo. Nela informamos quais são as nossas e as responsabilidades dos hóspedes com seus pets, durante toda a estadia. Penso que chegamos a uma que está funcionando, mas poderá sofrer alterações caso seja necessário

Ao chegar reforçamos algumas das regras pessoalmente e em cada bangalô tem um material à mão que reforça também os cuidados durante a estadia.

3)      E quanto às vantagens de se receber pets juntamente com seus donos. Sabemos, por exemplo, que além de ser um público fiel, está disposto a pagar pela aceitação do seu animal. Esse fator diferencial realmente trouxe mais rentabilidade e clientela para a Pousada Encanto Bocaina?

        São fiéis sim e claro que contribuiu para aumentar a clientela da Pousada pois ainda é um público carente de locais como esses, principalmente os que aceitam cães de grande porte, como a gente. 

4)      Qual é a frequência média de pets na Pousada Encanto Bocaina?

Aproximadamente 50% dos hóspedes vem com pets.

5)      Qual a importância da Classificação de hospedagens Pet Friendly da Turismo 4 Patas para o seu estabelecimento? 

Em dois momentos :  quando os hóspedes vêm do Turismo 4 Patas, eles certificam-se de que estão indo para uma pousada reconhecida neste segmento.

        Para os que não vem pela T4P , e conhecem o Selo percebem o profissionalismo da pousada no tratamento para com esse público.

6)      A Pousada Encanto Bocaina conseguiu, pelo segundo ano consecutivo, o Selo Premium, em qualidade de hospedagem pet friendly. A que fatores você credita esse nível de classificação?

        Acho que o carinho que a gente recebe é o fator principal – tanto as pessoas quanto os pets. A gente não só aceita, a gente recebe o pet e é isso que faz a diferença!  Prezamos sempre pela proximidade nas relações com os hóspedes fazendo com que eles se sintam em casa.

Viu só? Não perca a chance de conferir porque a Pousada Encanto da Bocaina é SUPER PREMIUM.  Além de tudo o que já foi dito, trilhas e cachoeiras estão a poucos quilômetros de distância e convidam a passar momentos inesquecíveis de relaxamento e convívio com a natureza. Seu peludo vai amar!!

FONTE: Turismo 4 patas

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *