O que são “prébióticos e probióticos” ?

Você já deve ter ouvido bastante em Prébióticos e Probióticos, mas é importante falarmos algumas coisas sobre esses nossos “aliados”.

Ambos são muito utilizados por estarem diretamente associados à boa saúde do animal, uma vez que eles aumentam a imunidade.

Probióticos são microorganismos vivos que se alojam na parede do intestino do hospedeiro, no nosso caso, cães e gatos e proporcionam um equilíbrio na flora intestinal. Dessa forma, aumenta a absorção de nutrientes pela parede intestinal, fortalece o sistema imunológico através de maior produção de células protetoras e consequentemente diminui o risco de doenças. Por isso não podemos nos esquecer desse super aliado!!

Podemos encontrar probióticos em sua forma natural como Kefir, iogurtes naturais, coalhadas e outros. Na forma industrializada, podemos encontrar em bisnagas veterinárias e palitos da Organnact.

Prebióticos são os “alimentos” dos microorganismos benéficos da flora intestinal, ou seja, ingredientes que não são digeridos pelas enzimas digestivas, mas que quando fermentadas produzem o crescimento de bactérias benéficas e/ou inibem o crescimento de bactérias patogênicas. São coadjuvantes na manutenção da flora intestinal, estimulam a motilidade intestinal, e contribuem para a consistência normal das fezes. Podemos encontrar o prebiótico na forma natural em alho, tomate, banana e cereais, tais como, cevada, aveia, trigo, mel. Na forma comercial podemos encontrar como FOS (são fibras fermentáveis, não são digeridas, mas são rapidamente fermentadas pelas bactérias no cólon, resultando na liberação de ácidos graxos de cadeia curta) e MOS (manano-oligossacarídeos pertencem à categoria das fibras, o que significa que são carboidratos não-digestíveis).

Não podemos deixar de incluir na alimentação esses ingredientes super protetores. Fica a dica para os papais de peludos! 😉

texto.draana
Probiótico em bisnaga para cães e gatos

 

texto.draana.jpg2
Iogurte natural rico em probiótico

 

textodraana3
Kefir levedura – Excelente probiótico natural

 

textodraana4
Probiótico e prebiótico em forma de petisco

 

Fonte: Dr. Ana Paula Mello Leite

CRMV – 30682

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *