CINOMOSE EM CÃES

 cinomose2004Você já deve ter ouvido alguma vez falar em cinomose, não é mesmo? Muitas pessoas falam que é a “doença que descadera”, pois o animal pode parar de andar. Hoje vamos entender um pouco mais sobre essa doença…

Trata-se de uma enfermidade causada por um vírus chamado CDV (Canine Distemper Vírus) ou Vírus da Cinomose Canina (VCC) que pode acometer cães e furões. Não é zoonose, ou seja, não contamina os seres humanos.

A transmissão ocorre através do contato com secreções do nariz e boca do animal. O vírus da Cinomose tem pouca resistência em nível ambiental, ou seja, fora do organismo do seu hospedeiro, o que facilita o controle ambiental da disseminação da doença. Por isso é importante sempre que o ser humano tiver contato com um animal infectado lavar bem o corpo e roupas antes de ter contato com outros cão. Essa doença pode acometer o cão em qualquer fase da sua vida, seja ele um filhote ou um velhinho.

Os principais sintomas clínicos são: hiperqueratose de coxim (“almofadas das patas”) e nariz (ressecamento), muita secreção nos olhos, febre, convulsão e até mesmo paralisia de membros. Existe um comprometimento neurológico pois esse vírus destrói a bainha de mileina (uma parte do neurônio) que é responsável por fazer a sinaspe do impulso nervoso, ou seja, a passagem da informação entre os neurônios. É por isso que muitas vezes vemos os animais que tiveram essa doença ficar com espasmos musculares (“tiques”).

O diagnóstico dessa doença normalmente é feito através dos sintomas clínicos mas se quiser, hoje temos exames que comprovam a contaminação por esse vírus.

Até pouco tempo os animais com cinomose eram sacrificados e dizia-se que não havia tratamento. Hoje muitos veterinários tentam tratar os sintomas que vão aparecendo de acordo com a evolução da doença. O grande problema dessa enfermidade é que ela pode deixar sequelas irreversíveis para o resto da vida, como a paralisia de membros, ou seja, o animal pode ficar paraplégico ou até mesmo tetraplégico.

Uau… tá preocupado com o seu peludo? Calma… hoje a veterinária trabalha muito como medicina preventiva e é aí que entra a importância da vacinação ou exame de titulação. A vacinação anual com a V2, V8 ou V10 previne a cinomose. A chance do animal com as vacinas e/ ou titulação em dia adquirir essa doença é praticamente nula. Outra informação importante é que os peludos filhotes só irão adquirir imunidade para essa doença após a terceira dose de vacina, por isso eles só podem passear na rua depois das três doses e a autorização do seu médico veterinário.

Sendo assim, verifique sempre se as vacinas ou titulações dos seus peludos estão em dia !

OBS: falaremos sobre a titulação em outro texto.

FONTE: Dra. Ana Paula Mello Leite

Um comentário

  1. Mariana
    22 de junho de 2016
    Responder

    Olá…Que blog maravilhoso! Cheio de informações para meu filho – Bart.! Conheci vocês pelo Snap da Gabriela Pugliesi. Por mais que não moro em SP, gostaria de me manter informada das novidades e não vi nenhum lugar para deixar meu email para os próximos posts, tal como newsletter….

    Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *