Você sabe o que é papilomatose canina?

A papilomatose canina de origem infecciosa é uma enfermidade tumoral benigna, causada pelo Papilomavírus, caracterizada pelo aparecimento de papilomas principalmente na região oral, nos lábios, na faringe e na língua.

Normalmente o aparecimento dessas lesões está associada a uma queda na imunidade do animal.  Por isso, o tratamento consiste no reestabelecimento de sua imunidade. Existem tratamentos a base de antibióticos, mas como trabalhamos com a medicina holística, o que temos de recursos são: extrato de própolis em álcool via oral, Strong (homeopet), auto-hemoterapia.

Hoje vamos falar de um caso que tratamos com a auto-hemoterapia. Essa metodologia consiste na coleta de sangue do animal e aplicação do mesmo intramuscular. A quantidade de sangue a ser coletada bem como o número de sessões é de acordo com cada animal.

A auto-hemoterapia aumenta as células de macrófagos e estas são responsáveis pela “limpeza” do organismo através da fagocitose (captura e digestão das células estranhas). Sendo assim, temos um aumento na imunidade de forma inespecífica, trazendo assim benefícios ao paciente.

O peludo que foi atendido no MOM é o DUDU, Buldogue Francês de 10 meses e estava com a boca com vários papilomas como pode ser visto na figura abaixo.

papilosecanina1

 

No dia 21 de fevereiro fizemos a primeira auto-hemoterapia. E após alguns dias já podia-se observar alguns sinais de melhora.

papilosecanina2

No dia 28 de Fevereiro nova aplicação foi feita e novamente obtivemos sucesso no tratamento.

papilosecanina3

Hoje o Dudu está super bem….

papilosecanina4

Dra. Ana Paula Mello Leite

CRMV – 30682

Caso tenha alguma dúvida escreva para apml_vet@hotmail.com

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *