Entenda como funciona o trabalho do Dog Walker – O acompanhante de cães

Já ouviu falar em dog walker? É a combinação perfeita de cães + profissão bacana + saúde. Um dog walker é uma espécie de acompanhante de caminhada para o seu cãozinho. Se você mora em apartamento e trabalha o dia todo, ou por qualquer outro fator, e não tem tempo para sair para levar seu cão para caminhar, dog walker é de grande ajuda.

Seu cão precisa exercitar-se, tanto pela saúde quanto pelo gasto de energia acumulada, especialmente para cães que vivem em apartamentos e não tem espaço para correr e brincar. Se seu cachorrinho é um desses casos, saiba que é fundamental que ele tenha essa rotina de caminhada e é aí que entra o trabalho do dog walker, ou o bichinho pode ficar estressado num ambiente no qual fique preso e isso afetará não somente o comportamento dele, mas também a saúde.

dog-walker-cachorros

Como ser um dog walker?

Procurando por Pet Sitters, Veterinários ou Pet Shops?

É uma profissão que não precisa de investimento inicial, mas precisa de treinamento. Não é simplesmente ‘passear com os cães’. Hoje, no Brasil, há cursos de que ajudam a exercer a profissão de dog walker.

Mas existem também profissionais qualificados tanto em comportamento animal ou até com adestramento também qualificados que exercem a profissão. Indica-se que ao procurar um dog walker buscar sempre indicações, afinal nosso cachorrinhos não podem ser entregues nas mãos de qualquer um.

Nunca se esqueçam, animais principalmente quando vivem em um ambiente restrito, precisam tomar sol e principalmente exercitar-se, portanto se você não tem disponibilidade de sempre passear com seu cachorrinho, procure um dog walker, creches para cães ou day care para cachorros, para seu pet ter uma vida mais saudável.

Nos dias de hoje, cada vez mais profissionais de diferentes áreas têm abandonado a estabilidade de um emprego fixo pela oportunidade de viver ao lado dos animais – e ganhar dinheiro por isso. No entanto, uma série de cuidados e treinamentos específicos precisam fazer parte da vida de quem deseja se tornar um dog walker; já que, os animais contam com diferentes necessidades e cuidados, de acordo com suas raças, e os passeadores de cães devem ter esse tipo de informação por completo.

Com isso em mente, uma grande quantidade de pet shops, clínicas veterinárias e escolas de adestramento têm investido no oferecimento e na divulgação de cursos especiais para quem deseja se tornar um dog walker – onde são ensinados conceitos e cuidados básicos com animais, além de técnicas mais elaboradas de diferentes aspectos; escolhidos de acordo com as ambições de cada passeador.

Como funcionam os cursos para ser um dog walker

Durando uma média de três a quatro meses, esses cursos oferecem certificados e diplomas em boa parte das vezes, garantindo que, além de saber cuidar de animais, o dog walker também terá capacidade de transmitir segurança, confiança e respeito no contato com o seu pet.

Embora se aventurar nesse tipo de negócio conte com muitos riscos, demanda não falta; e há dog walkers que já contam com mais 70 cilentes caninos em seus currículos. Ao contrário do que muitos podem pensar, ser um passeador de cachorros pode trazer benefícios que vão muito além da satisfação por trabalhar com o mundo dos animais – e a renda de quem já é conhecido nessa profissão pode ser bem atrativa.

Enquanto uma série de descontos e “promoções” podem ser negociados entre o dono do cão e o seu passeador, há dog walkers que já recebem cerca de R$ 700 mensais para passear uma hora por dia (de segunda a sexta) com um cliente. Multiplique isso pela quantidade de cães que um profissional pode atender por dia, e é possível perceber o quão rentável pode ser exercer esse tipo de função nos dias de hoje.

O valor desse tipo de contratação pode variar muito, e depende, principalmente, do trajeto e do número de cães com que o passeador sai por vez – sendo que, se o seu desejo for o de que seu pet tenha a atenção exclusiva do dog walker, a brincadeira pode sair mais cara.

dog-walker-caes

Na maioria dos casos, os passeadores de cães atendem regiões determinadas – como um conjunto de bairros mais próximos – e é possível, inclusive, contratar profissionais que, além dos passeios, também possam ensinar técnicas de adestramento e truques para os cães (por uma quantia adicional de dinheiro).

No entanto, mesmo os passeadores que não são capazes de ensinar truques ou comandos para os pets, já garantem uma série de benefícios para o animal durante estes passeios diários, incluindo desde a melhora do condicionamento físico do cão até o aumento de auto-estima e a diminuição dos níveis de estresse e ansiedade. Melhora de postura, aumento da socialização e diminuição da hiperatividade também fazem parte do pacote de benefícios dos animais que contam com um passeador.

Portanto, caso você se encaixa no imenso grupo de donos de pet sem tempo para passear com eles, a contratação de um dog walker pode ser a opção perfeita para manter seu bichinho de estimação feliz e sadio.

O trabalho do dog walker

Além de ajudar pessoas sem tempo a manter seus pets saudáveis – por meio de atividades físicas e atenção – os dog walkers também devem atender à uma série de requisitos especiais para poderem exercer a função da maneira mais segura. Confira, a seguir, uma lista de funções que um passeador deve seguir e que tipo de situação ele deve saber resolver:

  • O passeador deve conhecer todas as raças com que passeia para que possa saber como agir em casos de emergência – evitando brigas dos cães na rua ou comportamentos inapropriados por parte do pet.
  • O dog walker deve seguir atentamente às instruções dos donos de cada cão que atende, evitando todo tipo de ação indicado pelo seu contratante (como a ingestão de comidas da rua, o contato com outros animais ou o contato com muitas pessoas).
  • Os passeadores devem recolher as necessidades do cão, caso ele as faça durante o trajeto planejado.
  • O dog walker jamais deve usar qualquer tipo de violência para tentar controlar um cachorro – e os cursos de adestramento podem ser bons para ajudá-lo a ter um comando melhor e mais respeitado pelos pets.
FONTE: Cachorro Gato
 

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *