Vai viajar com o peludo? Nós te ajudamos com o checklist

cachorro-e-gato-com-passaporte

Mais um feriado está chegando e já começa o planejamento do que fazer com os peludos. Hotéis para cães e gatos são uma boa opção desde que você conheça o local ou seja bem recomendado. Outra opção é leva-los juntos, mas antes de tudo é necessário ficar ligado em alguns fatores para que sua viagem não seja um transtorno!

– Antes de tudo cheque se o local de hospedagem aceita animais e quais são as regras;

– Leve alguns dos brinquedos prediletos, a caminha ou almofada onde o peludo prefere dormir, alguns ficam inseguros em um lugar estranho, sem referências de seu cotidiano, mesmo em companhia da família. Verifique se seu peludo está protegido, vacinado ou com a titulação de anticorpos em dia e leve tudo isso no kit viagem;

E liste como itens imprescindíveis coleira, alimento, guia e placa de identificação;

– Mantenha seu peludo protegido de pulgas e carrapatos de preferência com produtos naturais como NEEM;

1fda7595c4bb5e07c290240040629be8

Segurança no deslocamento

Transporte seu peludo de forma segura. Uma dica muito legal é a cadeirinha para cães, facilmente instalada no banco traseiro do carro. Se o cão é mais peralta e pode se assustar dentro do carro em movimento, considere a possibilidade de acondiciona-lo em uma caixa especialmente fabricada para o transporte de cães (e gatos).

Examine bem o produto antes de adquirir e até converse com o veterinário. O animal deve ficar bem acomodado e ter espaço para virar-se dentro da caixa. Esses produtos são fabricados nos mais diversos materiais e alguns contam com rodinhas.

Se você habitualmente transporta seu cão acomodado no banco traseiro do carro, providencie um cinto específico para prender a coleira ao cinto de segurança do veículo. Nunca é demais estar preparado para incidentes, como brecadas bruscas, alguma pequena batida num congestionamento ou mesmo um eventual susto do animal, que pode amedrontar-se com um grande caminhão ou com motos barulhentas e pular bruscamente no colo do motorista.

Nunca acomode seu peludo no colo quando estiver dirigindo. Você ficará sujeito a multa de trânsito e graves acidentes. E não permita que ele fique com parte do corpo para fora do carro, apreciando a paisagem. O vento pode provocar problemas nos olhos e ouvidos do animal, mas o perigo maior é uma fuga ou grave ferimento, pelo impulso de pegar alguma coisa ou avançar em outro animal avistado em algum carro ou solto na via ou rodovia.

Não transporte o animal na carroceria, solto ou contido somente com a coleira. Além de multa, você pode perder seu companheiro. Providencia caixa de transporte, mas o ideal é acomodar seu companheiro dentro do carro. 1531542_725105757603158_7853135166650124411_n

 

Paradas estratégicas

Se a viagem é longa e o dia muito quente, tome cuidado com a temperatura dentro do carro. Animais podem ter graves problemas com altas temperaturas (hipertermia) e até irem a óbito. Faça paradas e refresque o animal. Ofereça água e se ele estiver muito ofegante, humedeça sua nuca. Antes da viagem, se o cão é muito peludo e calorento, pense em uma tosa-verão.

E, nas paradas, só retire o cão do carro com coleira e guia e fique atento a ele. Muitos assustam-se em locais desconhecidos e movimentados, sentem medo do barulho de carros e de pessoas estranhas. Preste atenção nas reações de seu cão, acalme-o, ofereça água e mesmo que ele não queira beber, refresque-o. Também permita que ele caminhe um pouco e faça suas necessidades (não se esqueça de catar as cacas).

Se o cão permanecer no carro por um período mais longo, durante o almoço da família por exemplo, estacione o veículo na sombra e certifique-se que o local é seguro. Há registros de roubos de cães com raça definida em algumas cidades e, mesmo, nas estradas. E mantenha o animal com coleira e plaqueta.

Identificação do animal

Esse item é fundamental sempre, em casa, nos passeios e, principalmente, nas viagens. Seu cão (e gato) deve usar uma placa de identificação com o fone atualizado da família, incluindo o DDD, sempre! E, nas viagens, esse item torna-se fundamental. Nunca dispense a placa, pois ela poderá ajudar a reencontrar seu animal, em caso de fuga ou extravio.

Tome muito cuidado com ambientes muito barulhentos, com som alto e até mesmo fogos. Já ansioso por estar em um lugar pouco conhecido, seu animalzinho pode se desesperar com o barulho e fugir alucinado.

Outra ocorrência comum, em prédios de apartamentos de temporada, é o cão sair pelo corredor, numa distração da família, e, pela escada, chegar a outros andares. Não sendo conhecido no prédio, pode perder-se. Portanto, além de checar a segurança da casa ou apartamento de temporada, nunca deixe seu companheiro sem plaqueta de identificação. Evite também leva-lo a eventos e festas onde o barulho é intenso.

Gatos na estrada

É menos comum viajar com felinos, mas as recomendações servem também para os deslocamentos com gatos. Com um detalhe: nunca transporte o gato fora de uma caixa adequada, alguns desses acessórios contam até com recipientes para água e comida, que podem ser abastecidos nas paradas. E se você levar um gato para uma casa ou apartamento de temporada, certifique-se da existência de proteção anti-fugas, como telas em janelas e quintais.

Depois de seguir essas dicas agora é só cair na folia ao lado do seu amigão!

Texto adaptado do site Encrenquinha’s

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *