Transplante fecal: como curar seu cão dentro para fora

 

Hoje vamos falar de um assunto que vem sendo bastante debatido por aí (ainda bem!) e que tem salvado vidas e curado humanos e peludos de condições difíceis de combater… Transplante fecal! Até já imagino sua cara de repulsa! Mas leia o texto abaixo que foi escrito pela Holly Ganz, do site AnimalBiome, e você vai se surpreender! Nós utilizamos esta terapia aqui na MOM, pelas mãos da Dra Ana Paula Leite, e nossos resultados são incríveis!

 

Por: Holly Ganz, Dogs Naturally Magazine

Tradução livre MOM Cães e Gatos

Link para Texto original

transplantefecal

 

Somos um ecossistema de organismos vivos em interação. Estamos cobertos por uma nuvem de microorganismos que vivem dentro e fora de nós. O mesmo vale para nossos cães.

De fato, temos de duas a três vezes mais células de microorganismos em nossos corpos do que nossas próprias células. Esses microrganismos são bactérias, fungos e outros micróbios. Na verdade, carregamos mais genes bacterianos em nossos corpos do que nossos próprios genes.

Chamamos essa comunidade de microrganismos de microbioma.

E precisamos garantir que essa comunidade seja saudável. Se não, nossos cães não serão saudáveis.

 

O que é o microbioma?

O microbioma desempenha um papel importante em nossa fisiologia, assim como em nossos cães. O microbioma intestinal desempenha papéis essenciais:

 

  • Digestão
  • Imunidade
  • sistema nervoso central
  • Comportamento (incluindo ansiedade e depressão)
  • Saúde da pele
  • Obesidade
  • Outros distúrbios metabólicos

 

Todos os mamíferos são expostos aos primeiros micróbios durante o parto e pela amamentação. Os micróbios que chegam primeiro podem afetar quais novas espécies de micróbios podem entrar mais tarde. Esses primeiros eventos da vida são fundamentais para a saúde e influenciam a saúde de um cão pelo resto de sua vida.

Cada um de nós tem uma assinatura única de microbioma intestinal. É como uma impressão digital.

 

Como a saúde intestinal afeta a saúde geral

Várias condições de saúde em cães vêm de desequilíbrios no microbioma. Mencionei que os mamíferos são expostos pela primeira vez a microrganismos benéficos pelas mães. Se a mãe tiver um microbioma próspero, provavelmente o animal jovem também o terá. As coisas são diferentes se a mãe estiver sentindo falta de uma ampla gama de micróbios, ou se a criança ficar órfã ou desmamar cedo demais. Neste caso, os jovens podem estar perdendo micróbios também. Mas mesmo que o microbioma comece bem, há outras coisas que podem prejudicar essa comunidade.

O que prejudica o microbioma intestinal? ·

Antibióticos de amplo espectro·         Anti-Inflamatórios Não Esteróides (AINEs)·         Antimicrobianos·         Medicamentos·         Produtos químicos como aditivos alimentares Essas coisas alteram o microbioma intestinal e podem causar condições digestivas crônicas. O uso indiscrinado de antibióticos e antimicrobianos tem sido associado a: ·         Doença inflamatória intestinal (incluindo doença de Crohn e colite ulcerativa)·         Refluxo esofágico·         Diabetes tipo 1·         Asma·         Alergias a comida

 

transplantefecal2

 

Reequilibrando o Microbioma

Para recuperar o microbioma, esses micróbios que faltam precisam ser reintroduzidos. Talvez você esteja pensando que os probióticos são a resposta. E você estaria “meio” certo. Probióticos de alta qualidade podem ajudar a iniciar o processo de reequilíbrio. Eles vão dar ao intestino do seu cão um grande impulso para a saúde! Mas apenas alguns dos microrganismos benéficos essenciais foram desenvolvidos em probióticos. Eles não contêm cepas bacterianas ou fúngicas adaptadas para viver em um cão. Em vez disso, eles vêm de amostras de solo ou humanas. Isso significa que alguns ainda faltarão. Eles são úteis para reduzir os sintomas de alguns problemas, mas não os resolvem. Você pode pensar nos probióticos de hoje como pegar um tubarão do oceano e colocá-lo em um lago de água doce. Pode ser capaz de sobreviver por um período de tempo e pode comer alguns peixes, mas não poderá viver lá. Isso significa que a maioria dos probióticos tem que ser dada continuamente para haver um benefício. Hoje, esses micróbios que faltam só podem ser encontrados no material fecal. E somente de indivíduos saudáveis. Esse é o papel dos transplantes fecais.

 

Transplantes Fecais

A melhor maneira de reequilibrar o intestino é com o transplante de microbiota fecal (FMT). É o mesmo princípio para humanos e animais. Por mais estranho que pareça, é a prática de usar o cocô como remédio.Um FMT envolve a transferência de fezes de um indivíduo saudável para um indivíduo doente.Nas pessoas, os FMTs foram realizados por pelo menos 1.000 anos na medicina chinesa. Tem sido usado para tratar distúrbios digestivos, como indigestão e colite. Na medicina ocidental, o principal uso é para infecções por Clostridium difficile que não respondem aos antibióticos. Para pessoas com infecções por C. diff, esta é uma intervenção que salva vidas. Estudos mostram que mais de 90% das pessoas se recuperam completamente após um FMT. Mas isso não é tudo. Existem muitos estudos mostrando como a FMT trabalha com: ·         Doença de Crohn·         Colite ulcerativa·         Prisão de ventre·         Enterocolite

FMTs de animais

Na veterinária, alguns também chamam de Terapia Restauradora de Microbiota. Um FMT é feito para restabelecer uma comunidade saudável de micróbios intestinais no trato digestivo. A FMT existe desde pelo menos o século XVIII para gado, cavalos, ovelhas e outros animais. Pode ajudar com: ·         Virada digestiva·         Doença articular·         Parvovirose·         Alergias·         Doenças autoimunes Um número crescente de veterinários está oferecendo agora FMT. Uma coisa que limita é o acesso a material rastreado de doadores saudáveis.

Um doador saudável é fundamental

É claro que as fezes doadas precisam ser cuidadosamente testadas quanto a parasitas, patógenos, bem como o equilíbrio correto de bactérias intestinais. Eles também precisam ter tido exposição mínima a produtos químicos e medicamentos. E eles não devem ter problemas comportamentais e não serem muito ou pouco pesados. Outro desafio com a prática geral de FMT hoje é que tipicamente FMTs são dadas de uma maneira “invasiva”, via enema, que nem todos os cães podem aceitar.  Por sorte, esse é outro desafio que estamos superando. Agora existem maneiras de dar FMTs por via oral em casa. Esta é uma alternativa para restaurar a diversidade e a função no intestino. Não há “bagunça” sem complicações. [ainda não temos no Brasil] Acontece que a nuvem microbiana que todos carregamos conosco precisa ser diversa e saudável. Esta é a única maneira de podermos funcionar de forma otimizada. Por um século (pelo menos) nos concentramos em matar bactérias infecciosas para salvar vidas. Agora os cientistas descobriram que estamos fazendo algum mal no processo. Felizmente, há um tremendo interesse em coisas engraçadas, como transplantes fecais. Essas pequenas coisas que vivem em nossos microbiomas estão finalmente sendo reconhecidas. Estamos aprendendo que há mais no combate a doenças do que apenas lançar alguns medicamentos nele. Preste atenção no intestino do seu cão – ele pode salvar sua vida e provavelmente fará com que ela se sinta mais feliz e saudável.

 

Holly GanzDr. Holly Ganz é uma ecologista microbian, com um bacharelado da Universidade George Washington, mestrado da Scripps Institution of Oceanography, e um PhD da UC Davis. Ela era pós-doutoranda na UC Berkeley. Antes de criar a AnimalBiome, ela estudou micróbios em cães e gatos na Escola de Medicina Veterinária UC Davis e no Centro de Genética da UC Davis.

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *