Saiba combater problemas de pele nos peludos

caesdermatiteHoje em dia, um dos problemas que mais assombram nossos peludos são os problemas de pele, mais conhecidos como dermatites. As dermatites podem ser: alérgicas, bacterianas, fúngicas, entre outras, sendo as alérgicas as mais comuns. As alergias de pele ocorrem com grande frequência pois cada vez mais cuidamos da saúde do nosso amigo e, assim, o sistema imunológico acaba não trabalhando bem, começando a achar que coisas do dia a dia são estranhas e produzindo histamina contra alimentos, produtos de limpeza, etc.

As dermatites alérgicas mais comuns são: DAPP (dermatite alérgica a picada de pulga), contato, alimentar e hormonal.
A grande dificuldade é descobrir o que é que está causando a alergia no animal e para isso tem que haver uma parceria entre médico veterinário e tutor. Em primeiro lugar, descartamos a DAPP com substâncias que repelem e matam as pulgas como Óleo de Neem, Comfortis, Citronela Spray, e, dependendo do caso, até mesmo com as pipetas. Se a dermatite alérgica não melhorar em nada vamos para o segundo passo, que é a substituição de alguns produtos que possam desencadear o processo alérgico, como perfumes e produtos de limpeza. Depois, pensamos nas alergias alimentares o que nos leva muitas vezes à alimentação natural, iniciando por uma dieta de eliminação até a descoberta do agente causador da alergia de pele. E em último lugar e mais raras estão as alergias hormonais, como hipotireoidismo.
Pensando no bem-estar do seu companheiro, a MOM foi buscar nos EUA, e disponibiliza a seus clientes, um teste capaz de descobrir as intolerâncias alimentares dos peludos. Por intermédio da análise da saliva do animal, o teste indica as substâncias/alimentos que devem ser evitados.
A fim de ajudar de forma natural os animais com dermatites, também está disponível no mercado uma linha à base de própolis verde, que traz shampoo, condicionador e gel cicatrizante. Além de ajudar no tratamento de pele, tem um cheirinho maravilhoso. O animal deve ficar “de molho” por 10 minutos no banho para que o produto tenha melhor ação. Esses produtos podem ser usados tanto em dermatites alérgicas como fúngicas ou bacterianas. Muitas vezes, os banhos fazem parte do tratamento e, por isso, às vezes temos que intensificá-lo para até duas vezes na semana.
No mês passado, foi atendido na MOM um Pug de 2 anos que estava com muita coceira e várias “feridinhas” pelo corpo. Além de antialérgico via oral, dois banhos semanais com shampoo de própolis fizeram parte do tratamento. Após um mês o peludo recebeu alta e teve sua vida, sem coceira, de volta.

E então gostou do texto?
Em caso de dúvidas e sugestões entre em contato pelo e-mail apml_vet@hotmail.com
Ana Paula Mello Leite
CRMV – SP 30.682

2 Comentários

  1. Ruth Nogueira da Gama Gonçalves
    20 de abril de 2015
    Responder

    Minha cadela foi diagnosticada com hipotireoidismo para explicar a dermatite alérgica, mas, não estou convencida deste diagnóstico, embora o T4 esteja baixo, já andei lendo que está baixo por causa da dermatite e não o contrário, está com dermatite pq tem hipotireoidismo. Como posso tirar esta dúvida?
    Além disso gostaria de saber onde encontro a linha de produtos a base de própolis verde, acho que devo experimentar, fico aflita de vê-la se coçando tanto e não conseguir fazer nada, pois a reposição hormonal parece que não está adiantando nada, apesar dos 400 mcg de levotiroxina sódica que está tomando.
    Aguardo orientação e desde já agradeço,

    Ruth Nogueira.

    • Izabel Christina
      8 de maio de 2015
      Responder

      O site é propovet.com vende todos os produtos a base própolis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *