Que tipo de comedouro que você usa para alimentar o seu peludo?

cachorro_racao_materia_1

O que parece ser algo tão simples como a escolha do comedouro ideal para seu peludo, precisa de cuidados especiais para evitar futuras surpresas. Uma pesquisa comprovou que o plástico não é o melhor tipo para servir comida aos nossos pets e as razões são inúmeras. Com o tempo o plástico tende a se dissolver junto com a água e outros líquidos e podem resultar na ingestão de petroquímicos. Além disso, filhotes costumam roer e engolir pedaços do comedouro plástico e podem sofrer sérias obstruções e perfurações gastrointestinais. Microrganismos adoram se infiltrar nas ranhuras do fundo do comedouro de plástico e com o contato regular do seu peludo podem aparecer falhas no pelo e dermatites. Já os gatos podem ter um tipo de acne, como pontinhos pretos ou purulentos no queixo.
Os comedouros de alumínio são bonitas, costumam ser baratas e são mais fáceis de limpar do que as de plástico. Mas, também tem suas falhas. Elas liberam certa quantidade de alumínio na ração ou água, o que pode causar algum malefício para a saúde do pet em longo prazo. Também pode servir de esconderijo de bactérias caso esteja mordida ou desgastada.
Vasilhas de cerâmica são boas opções, pois mantém a água fresquinha e não são atraentes para filhotes e adultos que gostam de morder. Mas, alguns cuidados para mantê-la limpa são essenciais. Desinfete todos os dias com água quente e detergente. Cerâmicas polidas e pintadas não oferecem cantos para as bactérias se esconderem e são mais fáceis de higienizar. Por outro lado o chumbo presente na tinta ou verniz pode causar intoxicação. Fique atento!
Inox é a melhor escolha. Vasilhas de inox são bonitas, duráveis, resistentes e são bastante fáceis de lavar e desinfetar. O fato de não terem poros dificulta a vida das bactérias e evita problemas de pele e contaminações. Para desinfetar água quente e detergente é o suficiente.
Vidro também é uma ótima opção. Não tem poros, são elegantes, higiênicas e de fácil desinfecção. Alguns minutos no micro-ondas, água e detergente são o suficiente para desinfetar. Mas, necessitam de um antiderrapante ou suporte para evitar de quebrar durante as refeições. Para gatos é uma excelente escolha.
Agora a escolha do comedouro certo para seu peludo ficou mais fácil! Até a próxima!

FONTE: Cachorro Verde

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *