Proteja seu peludo dos raios solares

cao-no-sol-620x413

Nós sabemos o mal que sol e os raios UV fazem para nós seres humanos, então por que seria diferente com os peludos? O câncer de pele também pode atingir os pets! O que poucos sabem é que cães e gatos de pelagem branca com pouco pelo na ponta da orelha, no focinho, nas patas, no rabo ou com focinho rosado precisam usar filtro solar diariamente e antes de se expor ao sol para prevenir doenças. O veterinário especialista em Clínica Médica e Cirúrgica de pequenos animais, Rafael Naves de Abreu explica que os cães e gatos com baixa melanina são mais propensos a desenvolver tumores de pele. “Nos cães, a maior predisposição ocorre em algumas raças como, por exemplo, o pit bull albino. Nele, prevalece a maior incidência de melanoma, nome do tumor que se desenvolve nestes animais”. Ele observa que, tanto em cães quanto em gatos, o câncer agride de forma semelhante. “Isso vai variar de acordo com o metabolismo do animal, bem como idade, tipo de alimentação, também conta bastante o manejo do animal como não deixá-lo ficar sob o sol por muito tempo”. Por isso, ele ressalta a importância de usar o protetor em cães com pouca pelagem que têm maior predisposição a desenvolver esse tipo de tumor.

O melanoma é um tumor maligno perigoso que tem capacidade de invadir qualquer órgão. “Esse é um tumor que não tem cura, na verdade, é feito um tratamento de quimioterapia, radioterapia ou cirúrgico com o uso da criocirurgia em casos em que o tumor ainda é pequeno. Mas isso quando o tumor estiver localizado apenas em uma área do corpo do animal”.

Cuidados com um cão albino

A estudante de Direito Nathielly Azevedo Magalhães, 28 anos, adquiriu um cão da raça boxer, há três anos, e conta que o animal é o xodó da família. “O Thor não é só meu. Ele é da família, sendo muito travesso”, salienta a estudante, que dedica muito tempo e atenção ao amigo. Ela admite que apesar de Thor ser considerado albino, tendo 98% da pelagem branca, o animal jamais usou filtro solar. “Nós não usamos protetor solar no Thor até porque ele quase não fica exposto ao sol. Mas quando fica por mais tempo sob luz solar, os olhos, boca e orelhas dele acabam avermelhados”. Nathielly diz que todos os dias pela manhã e à tarde Thor é levado para passear. “O que a gente usa muito nele é repelente para inibir os insetos”, diz.

Tanto Nathielly quanto a família não tinham noção sobre a necessidade de se usar filtro solar. “Agora que temos maior conscientização sobre essa realidade, a importância da proteção, vamos reavaliar as atitudes”. Ela deve usar filtro solar próprio para o animal e ao aplicar o produto deve-se passá-lo em regiões com menos pelo ou sem pelo, como ponta do focinho, focinho, lado interior das orelhas, barriga e patas. Existem farmácias de manipulação que fazem esse filtro solar para animais!

Fonte: Diário da manhã

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *