Entendendo o ciclo sexual e gestação das cadelas

Antes de mais nada, vamos deixar aqui bem claro aqui que o intuito deste texto é esclarecer como funciona o ciclo sexual e gestação das cadelas como forma de informação.

Acreditamos que o cruzamento de cães deve ser feito apenas por criadores, pois são pessoas que estudam as raças, seus principais problemas, suas fortalezas e, portanto, estão aptos a definir as melhores matrizes e os melhores padreadores para cada cruzamento. Portanto, procure sempre um bom criador, pesquise, questione, entenda muito antes de adquirir um filhote! Ou ainda, adote um dos milhares de cães a procura de um lar!

Vamos começar entendendo o momento da cópula, também conhecido como cruzamento.

As cadelas apresentam o primeiro cio (momento fértil) por volta de seis meses de idade, porém é normal de ocorrer até um ano e meio de idade. Quanto maior o porte da cadela mais tarde será o primeiro cio pois elas demoram mais tempo para adquirir a “maturidade”.

O ciclo sexual das cadelas, conhecido também como estral é dividido em quatro etapas: anestro, proestro, estro, metaestro.

Proestro é quando a cadela apresenta aumento da vulva e começa a ter secreção vaginal (cadelas não menstruam). Nessa fase a fêmea não aceita o macho pois ela ainda não encontra-se fértil.

Estro é o período em que a fêmea está fértil e assim aceita o macho para o acasalamento. Pode haver ou não secreção pela vagina, porém ela continua de tamanho aumentado. Nessa fase as cadelas exalam um ferormônio para atrair o macho.

Esse é o momento em que pode ocorrer o cruzamento, nos dias 09, 11 e 13 após início da secreção vaginal.

Curiosidade: se nos dias do ciclo sexual a fêmea aceitar machos diferentes poderão haver na mesma gestação filhotes de pais diferentes.

Metaestro é a fase que vem após a fecundação, ou seja, é quando teremos a gestação dos filhotes. Vale lembrar que o período de gestação ocorre de 57 a 63 dias. O diagnóstico da gestação é feito após 30 dias do último acasalamento mediante um ultrassom de abdômen. Após 45 dias de gestação é indicado fazer uma radiografia de abdômen para fazer a contagem do número de filhotes e verificar se há necessidade de cesária.

É sempre mais saudável para cadela e filhotes que o parto seja normal. O intervalo entre o nascimento de um filhote e outro é em média de duas horas e todo o processo de parto não deve ultrapassar 24 horas. É sempre importante a orientação de um médico veterinário para que a vida da cadela e a dos filhotes não sejam colocadas em risco.

Anestro é o período do “descanso sexual”.

 

Muito importante:

1)      Recomenda-se que as cadelas somente sejam colocadas para cruzar após apresentar 3 cios, ou seja, após um ano e meio de idade;

2)      Os animais devem ser sadios, não devem portar doenças hereditárias (como por exemplo displasia coxo femoral, sarna demodécica, etc);

3)      Deve-se dar um intervalo mínimo de um ano entre uma gestação e outra.

 

Tem dúvidas? Escreva pra gente ou deixe sua pergunta nos comentários. Nosso email é alo@momcaesegatos.com.br

 

Texto escrito pela Dra. Ana Paula Mello Leite

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *