Entenda o que é sarna demodécica ou negra

Hoje vamos falar um pouquinho sobre a sarna demodécica também conhecida como sarna negra. As sarnas são causadas por ácaros, “bichinhos” não visíveis a olho nu. Por isso precisamos da ajuda do microscópio para dar o diagnóstico (raspado de pele).

De acordo com o tipo de ácaro, identificamos os tipos de sarnas. O ácaro causador é o Demodex canis, ele é hospedeiro exclusivo do cão, por isso é uma doença que não é transmitida para o ser humano. Além disso, não é contagiosa entre os cães.

A contaminação é de mãe para filho nas primeiras horas após o parto, por uma deficiência no linfócito T. É importante avisar que se trata de uma doença que não tem cura. Os sinais aparecerão quando houver uma queda no sistema imunológico, por isso trabalhamos para que isso não ocorra, ou seja, boa alimentação, banhos com shampoos especiais, não aplicar vacinas “sem necessidade”, evitar o uso excessivo de medicamentos, etc..

Uma dica importante é a alimentação natural crua, ela é super indicada nesses casos! Outra informação muito importante é que todos os animais que apresentam essa doença não devem procriar pois trata-se de uma doença genética. Se o seu peludo tem essa sarna, procure um profissional para o tratamento adequado.

Dra Ana Paula Mello Leite – CRMV – 30682

Caso tenha alguma dúvida escreva para apml_vet@hotmail.com

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *