Como lidar com gatos que gostam de arranhar

arranhador_gato_afppet

Gatos adoram afiar as unhas nos móveis, pode ser em sofás, cadeiras, camas, entre outras coisas. Pensando nisso, nosso parceiro o It Pet Blog, apontou alguns motivos que levam o seu bichano a agir dessa forma e como contornar essa situação, dá só uma olhada:

• Condicionar as unhas: além de limpar, arranhar promove o desgaste necessário das unhas – como uma lixa, já que elas crescem continuamente e os gatos domésticos nem sempre têm oportunidades de desgastá-las em ambientes externos. Remove também o invólucro externo da unha, que de tempos em tempos cai naturalmente.

• Alongar os músculos: gatos utilizam o ato de arranhar para alongar a coluna e os músculos, prendendo as garras da frente em alguma superfície e estendendo todo o corpo.

• Marcar território: o local arranhado demarca o território, não apenas pelo odor vindo das glândulas presentes nas patas, como também pelas marcações visuais, que avisam a outros gatos de quem é o pedaço.

• Aliviar o stress: arranhar descarrega a tensão e promove relaxamento, além do alongamento, que também atua como anti- stress.

Por ser esse um comportamento instintivo e parte efetiva de vida de um gato saudável, não adianta apenas lamentar os móveis destruídos ou brigar com seu gato toda a vez que ele estiver pendurado não apenas nos móveis, mas nas cortinas, portas, batentes… é preciso implementar soluções para ele e para você.

Existem no mercado diversos tipos de arranhadores para gatos, que eles realmente adoram. Feitos de carpete, sisal, madeira ou papelão, os arranhadores vem em vários formatos. Podem ser verticais ou horizontais, e variam de pequenas caixinhas até verdadeiras “árvores”. Cada gato prefere um tipo de material ou forma, então será preciso descobrir o que é melhor para cada caso.

11015197_741302415983492_4467094412792587472_n

 

É muito importante que, qualquer que seja o modelo de arranhador, ele seja firme, para que o gato sinta confiança em utilizar todo o seu corpo e o seu peso nas atividades. Dê preferência a produtos feitos com materiais hipoalergênicos e atóxicos – por exemplo, cordas de sisal orgânicas, madeiras sem pintura, carpetes de fibras naturais.

Uma vez escolhido, é hora de ensinar seu gato a utilizar – e curtir – o arranhador. Coloque a peça perto de onde ele costumava afiar as unhas: ao lado do sofá, poltrona, cortina, onde for. Encoraje seu gato a subir na peça, usando catnip (erva do gato) ou brinquedos para chamar sua atenção. Quando ele subir na peça e mostrar interesse, agrade e elogie muito, para que ele associe o ato de subir no arranhador a momentos agradáveis. Esse processo pode levar semanas e até meses, pois criar novos hábitos em gatos é sempre um desafio. Mas não desista: com um pouco de dedicação, você vai conseguir!

Ah, e nem pensar em remover as unhas de seu gato cirurgicamente, viu? “Declawing”, como é chamado o procedimento em inglês, é na realidade a amputação de 1/3 da pata do gato, incluindo a unha e a ponta do osso, e serve apenas para que os humanos não se aborreçam com móveis arranhados. Isso é crueldade com seu amigo! Com certeza existem melhores opções para solucionar esse problema.

Fonte: It Pet Blog

Um comentário

  1. Gratis150ml
    31 de agosto de 2015
    Responder

    Esse e o famoso gratos o meu gatinho e da Thais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *