Cães guia – Emprestam a visão a quem precisa

cao-guia

Você já parou pra pensar como um cão pode ajudar uma pessoa ? Uma dessas formas de ajuda pode vir através dos olhos, isso porque em alguns casos os cães passam a ser os olhos de uma pessoa cega… estamos falando dos cães guia.

Na maioria das vezes a raça escolhida é o Labrador e Golden Retriever. Isso ocorre em função de suas principais características como obediência, sociabilidade, olfato bem desenvolvido.

“No Brasil, o número de cães guias é ínfimo diante do universo de pessoas que poderiam ser beneficiadas. O CBO – Conselho Brasileiro de Oftalmologia – revelou que existem aproximadamente 5.400.000 (cinco milhões e quatrocentas mil) pessoas com deficiência visual (pessoas cegas ou de baixa visão) em nosso país, considerando-se uma população de 191.000.000 (cento noventa e um milhões) de habitantes (IBGE 2009). Enquanto isso, há 2000 pessoas na fila de espera para obter um cão guia”  Fonte : cãoguiabrasil

Para que o nosso país possa ajudar mais pessoas cegas são necessárias mais ações voluntárias, pois o cão guia é selecionado na ninhada por volta de 3 meses de idade e então ele precisa passar pelo processo de socialização até 1 ano e meio de idade, ou seja, uma família voluntária vai oferecer um lar temporário. Ai se iniciam os treinamentos que podem durar entre 16 e 21 meses. Normalmente o tempo útil de um cão guia é de aproximadamente 5 anos. Depois ele precisa novamente de um lar, porém dessa vez será definitivo. O que muitas vezes acontece é que a pessoa cega acaba ficando com o cão, uma vez que cria-se um laço afetivo muito grande porém agora ele não será mais os olhos dessa pessoa e sim um companheiro.

O custo para treinar um cão guia hoje é de aproximadamente R$ 25 mil e o cão é entregue gratuitamente aos deficientes visuais. Por isso as doações são muito importantes. Se você quiser conhecer mais sobre o assunto ou ajudar de alguma forma, seguem os links abaixo:

http://www.projetocaoguia.com.br/

http://www.caoguiabrasil.com.br/page/

http://www.caoguia.org.br/

Dra. Ana Paula Mello Leite – CRMV – SP 30.682

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *