Animais também podem sofrer com tumor nas mamárias

breastfeeding

É Outubro, mês conhecido mundialmente pela campanha de combate ao câncer de mama. O que pouca gente sabe é que os animais também passam pelo mesmo problema e sofrem com o tumor nas mamárias (neoplasias).

De acordo com os veterinários, a cada dia que passa os animais de estimação estão vivendo por mais tempo, comendo rações com conservantes e, também, estão expostos à poluição do meio ambiente. Devido à soma desses fatores, os animais estão mais sujeitos a desenvolverem neoplasias.

Os tumores mamários são muito mais comuns em cães e gatos, mas outros animais também podem desenvolver a doença. Nos cães, na maioria dos casos,  são tumores belignos. Já nos gatos, a maior parte dos tumores são malignos e altamente agressivos e podem afetar fêmeas e machos.

O tumor de mama é o segundo mais comum em cães e o mais comum em cadelas. Acometem, no geral, animais mais velhos (com cerca de 10 anos de idade), de preferência em animais que possuem todo o seu aparelho reprodutivo (inteiros) e animais que foram castrados após numerosos cios. Vale lembrar que para que a castração influencie na diminuição de riscos de neoplasias, ela deverá ser feita antes do primeiro cio, porém isso também pode levar ao surgimento de outras doenças no futuro, como por exemplo, a incontinência urinária. Não há uma preferência por raça, todas estão sujeitas a esta neoplasia.

Sintomas

Sendo maligno em mais da metade dos casos em que surge em cadelas, o câncer de mama canino pode, em muitos casos, não provocar alterações no pet, fazendo com que se desenvolva silenciosamente. Por isso as consultas periódicas ao veterinário são essenciais. Veja a seguir alguns sinais que existe algo errado com seu peludo:

– Caroços na região das mamas do animal;

– Inchaço ou dilatação na área mamária da cadela;

– Dores na região das mamas;

– Presença de secreções nas mamas com odos desagradável;

 Você sabia que nem todo tumor é um câncer?

Tumor quer dizer aumento de volume (tamanho). Um tumor pode ou não ser um câncer. Quando usamos o termo câncer, obrigatoriamente estamos falando de um tumor maligno. Ou seja, todo câncer é um tumor mas nem todo tumor é um câncer !!!

Para diferenciar um tumor em maligno ou benigno faz-se necessário o exame histopatológico, ou seja, tem que se fazer biópsia sempre que for retirado um tumor.

Podemos diminuir as chances do nosso peludo ter câncer através de algumas alterações no dia a dia como por exemplo: passeios regulares, alimentação saudável (de preferência alimentação natural e não rações), evitar o uso desnecessário de medicamentos, etc.

Consulte regularmente um médico veterinário e faça exames periódicos. Seu peludo estará mais protegido deste problema!

Dra. Ana Paula Mello Leite
CRMV – SP 30.682

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *