8 dicas para curtir esse verão numa boa com seu peludo

8-dicas-verao-2015
It Dog Antonia arrasando by the pool

O verão chegou e com ele bate aquela vontade de aproveitar os dias até os últimos raios de sol. Seja com a família, com os amigos e os peludos é claro. Nessa estação do ano devemos ter cuidados redobrados, dá só uma olhada..

Calor demais não é bem vindo

A regra de ouro do verão é evitar exercícios físicos e exposição ao sol nos horários mais quentes do dia, certo? Para os dogs a orientação é a mesma. Evite passeios, brincadeiras e exercícios neste intervalo – procure sair de manhã bem cedo, antes do sol quente, ou no finalzinho da tarde e à noite, quando a temperatura já abaixou um pouco.

Botinha já!

Pode parecer bobagem, mas não é. As patas do seu cão estão, sim, sujeitas a queimaduras se submetidas a pisos de asfalto, concreto, areia e outras superfícies que superaquecem sob o sol do verão. Faça o teste: ponha sua mão no chão antes de deixar seu pet pisar nele. Se estiver quente demais ao seu toque, não se arrisque: coloque as botinhas ou evite sair nos horários de temperaturas mais altas.

Mais água por favor

A grande maioria dos cães adora beber água fresquinha no calor e bebem bastante – nesse quesito, são mais disciplinados que muitos de nós! Mantenha sempre um recipiente com água limpa e fresca à disposição, e se ele gostar de gelo, coloque umas pedrinhas de tempos em tempos. Além de tornar a água ainda mais atraente, pode virar uma brincadeira super gostosa! Há também bebedouros automáticos, que podem ser instalados diretamente em torneiras no jardim, na varanda ou no quintal. Os cães aprendem rapidamente a lamber o bico do equipamento, liberando água fresca diretamente da rede. Também uma ótima opção.

Splash party

Se seu cão gosta de ficar molhado, perfeito! Piscinas, lagos, rios e até o mar são grandes aliados dos que gostam de água e sabem nadar – mas todo o cuidado é pouco! Um bom esguicho também refresca e diverte. Se isso não for uma opção para você, toalhas molhadas são super eficazes. Ventilador e ar condicionado também são muito bem- vindos!

Gastronomia de verão

O calor pode diminuir o apetite do seu cão – acontece com a gente também! Então, considere fazer algumas adaptações. Se você é adepto da AN, escolha alimentos mais leves e considere a possibilidade de servir o alimento frio ou em temperatura ambiente. Variar a seleção de frutas e verduras também ajuda a estimular o apetite. Observe se ele está deixando comida no prato, e adapte as quantidades, sem deixar o alimento não consumido exposto. Isso também vale para os animais que consomem ração. É claro que tudo depende da adaptabilidade do seu cão, então vá com calma. E que tal oferecer a ele sorvete para cães? É gostoso, saudável e divertido!

Mais banhos

Não é só para refrescar não! Banhos mais frequentes ajudam no controle de pulgas e carrapatos, muito comuns no calor, além de eliminar pelos soltos, células mortas e oleosidade em excesso, o que auxilia na ventilação da pele. A sensação de bem estar após o banho é evidente até para aqueles que não apreciam muito o ritual da faxina…

Tosa fashion

Se seu cão tem pelo longo, ou é daquelas raças mais adaptadas ao frio, e que sofre no verão tropical, considere uma tosa de verão. Isso não significa que seu peludo vai ficar pelado e feio – um bom profissional pode indicar o melhor tipo de corte para o seu cão ficar bonito. Ele com certeza vai se sentir fresquinho e muito mais confortável.

Imunizações, vacinações, verme do coração

Manter a vacinação em dia é importante sempre. Mas no verão, doenças como cinomose, parvovirose e leptospirose tem incidência mais frequente. Não deixe seu cão desprotegido. Doenças causadas por pulgas e carrapatos, como babesiose, erliquiose e a temida febre maculosa, podem ser evitadas não apenas através da higiene mais constante, mas também com o uso de substâncias que combatem as infestações. Numa abordagem mais natural, o óleo de neem é uma excelente opção. Há também diversas pipetas, shampoos e outros produtos no mercado para eliminar o problema. E se você vai para a praia com o seu pet, lembre-se de imunizá-lo contra a dirofilariose – ou verme do coração – doença causada pelo parasita nematódeo Dirofilaria immitis, que afeta coração e pulmões e pode ser fatal. A doença, mais comum em regiões litorâneas é transmitida através de picadas de mosquitos portadores do verme.

Depois de tantas dicas, só temos a dizer:  Enjoy the summertime(aproveite mto o verão)!!!! ;o)

Fonte: It Pet Blog

 

 

 

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *