6 dicas para cães que mastigam tudo que veem pela frente

FullSizeRender (6)

Você sabia que mastigação é uma atividade relaxante para os cães? Podemos afirmar que mastigar objetos é um comportamento natural dos cachorros, os filhotes, por exemplo, mastigam as coisas para aliviar as dores e facilitar a troca dos dentes, além de ajudar a limpar e fortalecer a dentição.

Os cães adultos usam a mastigação para se acalmar e dar à mente algo interessante para fazer. Essa atividade pode remontar uma associação positiva de aliviar a dor na gengiva causada pela troca dos dentes quando era filhote.

O problema está quando eles mastigam objetos inapropriados, tipo, seus sapatos ou o carregador do notebook! Mas entenda, por mais que pareça, não é pessoal e muito menos birra. O que você faz quando precisa relaxar? Massagem? Seu cão simplesmente mastiga. Entendeu a relação? Aqui vão algumas dicas para ajudar quem enfrenta esta situação com o pet:

1) Mantenha sempre a calma. Não adianta tentar corrigir o comportamento inadequado do cachorro depois que ele já fez errado, gritar e mostrar o objeto destruído só deixará o cachorro confuso, excitado e pronto para destruir alguma coisa de novo.

2) Não tente pregar peças no seu cachorro deixando um sapato velho para que ele destrua, lembre-se que os cães são honestos e jamais fariam isso para irritar seus donos.

3) Quando o apanhar em flagrante mastigando alguma coisa, dê um leve toque com a mão, a fim de tirar a atenção e redirecionar para um objeto adequado ou petisco. Nunca arranque o objeto da boca do cachorro, faça-o soltar sem disputas.

4) Reivindique o objeto usando sua energia e linguagem corporal. Segure o objeto junto ao seu corpo e não permita que o cão se aproxime.

5) Para os filhotes, é melhor investir na troca dos objetos ao invés de dedicar energia para corrigi-los, pois você pode se frustrar pela quantidade de repetições. Compre objetos comestíveis como aqueles ossinhos que vendem nos pet shops. Atenção àqueles brinquedos que escondem petiscos, certifique-se que há um respiro que evitará que o cachorro prenda a língua por causa da formação de vácuo, ok?

6) Não se esqueça que a mastigação ajuda a colocar o cachorro em um estado calmo, mas se você for preventivo evitará situações desagradáveis, então lembre-se de satisfazer a necessidade primária do seu cão: o exercício. Passeie com ele ou o coloque numa esteira para caminhar, preferencialmente antes de você sair e o deixar em casa sozinho.

Pratique diariamente por uns cinco ou dez minutos reivindicar outros objetos como brinquedos, comida, petiscos e espaços. Tenho certeza que as coisas vão melhorar. Compartilhe avanços e dificuldades conosco e juntos vamos em busca da liderança calma e assertiva! Lembre-se, eu estou sempre #matilhando por aí. Matilhe com a gente!

 

Roberto Medeiros

Matilhando Psicologia Canina

Fonte: It Pet Blog

3 Comentários

  1. Nair oliveira d s malheiros
    31 de maio de 2015
    Responder

    ola, Bom dia, estive observando e lendo as dicas quando o cachorro morde as coisas.O meu adora pega meias. sai com ela na boca e depois deixa num canto.Antes ele comia al alças dos chinelos agora não faz mais.o unco problema é que ela não faz xixi no lugar certo as vezes qdo falo com ela em tom alto ela faz.Ela tem o tapete higienico, mas faz longe dele,no tapete no corredor so nos quartos e que n faz, porque sera?me de algumas dicas como ensina-la e tbem a comportar diante das pessoas ela late muito, na rua e qdo recebo visitas.. fica na minha cola onde vai ela vai e as vezes qdo saio ela late muito e fica correndo a casa toda , as vezes sobe ate na mesa , qdo da saio com ela e ate viajo, mas nas compras n posso leva-la, o que fazer me ajude

  2. Gustavo Woltmann
    7 de fevereiro de 2017
    Responder

    Nossa, é complicado isso. É bom comprar brinquedos que estimulem o cão a se distrair e evitar pegar os objetos da casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *