5 vantagens de adicionar óleo de coco na alimentação de cães e gatos

oleo-coco-cozinhaO óleo de coco vem se destacando cada vez mais com um complemento na alimentação natural para humanos e animais. Por conta disso, vocês vão ler a seguir um texto escrito por nossa parceira e veterinária Dra. Sylvia Angélico do site Cachorro Verde,  que mostra as 5 vantagens do seu consumo.

COMBATE MICROORGANISMOS Componentes do óleo de coco, como ácido láurico, ácido cáprico e caprílico, possuem efeitos antibacterianos, antivirais e antifúngicos.

Seu leve efeito antisséptico permite também o uso tópico. Óleo de coco pode ser aplicado em feridas e usado como pasta de dente 100% natural para pets!

AUMENTA O DESEMPENHO ATLÉTICO E A PERDA DE PESO 90% do óleo de coco é composto por triglicerídeos de cadeia média, que não se acumulam sob forma de gordura. Pelo contrário, são “processados” de forma fácil e eficiente pelo organismo, gerando energia prontamente.

Também tem leve ação termogênica, o que acelera o metabolismo e ajuda a emagrecer.

TURBINA O CÉREBRO IDOSO Estudos indicam que triglicerídeos de cadeia média melhoram o metabolismo energético do cérebro e reduzem o acúmulo de proteína amilóide que resulta em danos cognitivos (“Alzheimer canino”) nos peludos.

POUPA O SISTEMA DIGESTIVO Sua digestão é independente da ação da bile e das enzimas pancreáticas, diminuindo a carga sobre fígado e pâncreas. Logo, esta é atualmente uma das gorduras mais indicadas para pets com histórico de doenças hepáticas, pancreatite, gastrite, duodenite e colite.

Em gatos, a oferta regular de óleo de coco na dieta ajuda a prevenir e a eliminar bolas de pelos.

MÚLTIPLOS BENEFÍCIOS PARA A PELE Com o consumo frequente, a pelagem torna-se incrivelmente lustrosa e macia, com redução de mau odor, coceira e dermatites.

É também um excelente hidratante natural (assista aqui a um vídeo no qual a veterinária holística norte-americana Dra. Karen Becker ensina a preparar uma “máscara” hidratante para cães usando óleo de coco: http://healthypets.mercola.com/…/16/coconut-oil-treatment.a…).

Sabe aquele cachorro de “nariz” ressecado, cheio de crostas? Aquele cão que vive com o cotovelo rachado? Experimente aplicar óleo de coco 2 a 3x ao dia nessas áreas. Mas distraia o pet em seguida por alguns minutos para evitar que ele lamba e para dar tempo do óleo ser absorvido e agir.

A dosagem média que costumo sugerir é de 1 colherinha de café por dia para cada 5kg de peso. Essa quantidade de óleo de coco pode ser fracionada em duas refeições do dia ou adicionada a apenas uma delas.

A maioria dos cães adora o sabor do óleo de coco. Mas, se esse não é o caso do seu pet, procure usá-lo no cozimento dos alimentos. Este é um óleo extremamente estável, que quando aquecido não se transforma em gordura trans, aquela prejudicial à saúde. Pode inclusive ser congelado com a porção.

Misturado a um pouco de iogurte, incorporado a receitas e batido com um pouco de frutas também vai muito bem. É só usar a criatividade!

Para melhores resultados, utilize óleo de coco extra-virgem (quem pode ir de orgânico, maravilha!) e, claro, consulte sempre o médico-veterinário, principalmente se seu peludo for portador de algum problema crônico de saúde.

Fonte: Cachorro Verde

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *