Antonia – Uma buldogue pra lá de especial

mariana-e-antonia-it-pet

Nós da MOM batemos um papo gostoso com a Mariana Castro (mãe da Antonia) autora do It Pet Blog que tem ganho cada vez mais espaço e reconhecimento no mundo Pet. Dá só uma olhada!

Como e quando surgiu o It Pet Blog ? 

A ideia surgiu em maio de 2013, e o blog foi ao ar em agosto. A primeira postagem data de 13 de agosto, exato dia em que nascia a Antonia!! E eu nem sabia, ela entrou na minha vida só em setembro!! O It Pet nasceu num momento de ócio criativo. Estávamos na praia, e eu lendo as revistas que adoro – Vogue, Elle, Marie Claire. Vendo que todas elas mencionam pets de vez em quando, imaginei que poderia criar uma mídia bacana, com aquela linguagem. Seria um veículo para contar histórias de pets felizes, e falar de tudo aquilo que eu gostaria de saber como mãe de pet. Uma antítese às más notícias de abusos e abandono que recebemos todos os dias. Uma ode à alegria de termos pets. Coloquei minhas habilidades de publicitária e designer gráfica para trabalhar, e em 3 meses o blog estava pronto. A cada dia que passa trabalho mais e mais para que ele se torne minha atividade principal. O It Pet é hoje super elogiado, e esse sucesso tem apenas uma razão: é um trabalho feito do fundo do meu coração.

Você faz tudo sozinha ou tem alguém mais alguém te ajudando nas atualizações? 

Cuido de todo o conteúdo sozinha, pois ele tem muito a minha cara, e não dá para delegar. Mas tenho vários consultores especializados, em marketing digital, programação, uma assessora de imprensa, um desenhista, um publicitário, um financeiro. Todo mundo me dá um super suporte, para que eu possa me dedicar a buscar matérias, produtos e serviços bacanas para o blog!

Dá pra perceber que seus posts no blog são criativos e cheios de novidades. Onde você busca inspiração e quais seus principais canais de consulta? 

Sou cadastrada em vários sites nacionais e internacionais de notícias. Como o It Pet não gira apenas em torno de coisas puramente pet, leio de tudo, estou sempre antenada. As ideias vem de várias fontes, tenho até uma correspondente em NY! O importante é estar sempre atualizada!

Atualmente fala-se muito sobre alimentação natural para pets, como você vê esse segmento no Brasil e por que você acha que ainda é pouco conhecido? 

Meus cães estão todos na AN atualmente, acho fantástico! A Sylvia Angelico me disse que o segmento de pet food que mais cresce é o de alimentos minimamente processados, o que é uma ótima notícia. Tenho me preocupado em fazer matérias com esse tema porque acho que quanto mais gente estiver informada sobre os benefícios da AN, melhor. É uma tendência mundial, e que deve pegar no Brasil, mas vai requerer esforço da parte de quem acredita nisso como eu, a Fabiana, a Sylvia. Existe, claro, uma força de marketing muito grande por trás das rações. É muito prático, não dá trabalho. A alimentação natural requer organização e dedicação. Mas acho que se os benefícios ficarem claros para os pais de pets por aí, a tendência é crescer mesmo.

A cachorrinha Antonia é a estrela do blog, como você trabalha a imagem dela por lá? Como surgiu essa ideia? Conte-nos um pouco sobre ela.. 

Antonia entrou na minha vida em primeiro lugar a pedido dos meus filhos. Tenho dois cachorros grandes, Docinho, que foi adotada depois de ser abandonada num pet shop, e Kalu, filho dela, um gigante de 50 kg! Minha filha mais nova, que tem 8 anos, queria ter um cachorro pequeno, com quem ela pudesse brincar. Escolhi o Buldogue Francês porque teria que ser um cão robusto, que aguentasse o irmão Kalu. E que escolha maravilhosa! Antonia veio de um criador com excelentes cães em Atibaia, mas mais importante, um criador ético, que não explora as fêmeas como a maioria. Fui até lá conhecer os pais da minha menina, e a escolhi pessoalmente. Ela veio para casa com 45 dias, um toquinho! Mas logo mostrou sua personalidade, não apenas conosco, mas com Docinho e Kalu. Um belo dia fui a um evento pet com Antonia ainda bem pequena, no colo. Foi um sucesso tremendo! Yasmin Brunet a pegou no colo, e toda a mídia fotografou. Minha filha saiu numa página inteira de Caras, com menos de três meses de vida! Foi então que percebi a importância de uma embaixatriz para o blog, uma “spokesdog”. O It Pet virou um blog escrito a seis patas! Amanhã ela completa 1 ano, e tem a personalidade perfeita para o papel: me acompanha a todos os lugares, é super carismática e simpática, doce e bem comportada. Meus grandões também me acompanham quando possível, mas Antonia é presença garantida onde o It Pet estiver!
Enquanto spokesdog, Antonia tem um papel muito importante: o de representar o braço filantrópico do blog. Nos EUA, muita gente faz campanhas de arrecadação de recursos pautadas nas imagens de seus pets, e não apenas para animais! Me inspirei nesses projetos tão bacanas, e com a ajuda de um desenhista maravilhoso, desenvolvi o cartoon da Antonia, que será lançado nos próximos dias. Todos os produtos com a marca da Antonia terão parte da renda revertida para projetos de resgate, castração e adoção de animais, escolhidos por nós. É uma forma bacana de uma cadelinha que é muito amada ajudar os amigos que não tiveram tanta sorte, mas que podem ter uma vida melhor com o nosso apoio!
Antonia tem seu próprio Instagram(segue lá: frenchantonia), onde estou sempre postando fotos do dia a dia dela. Estamos fazendo um trabalho sério de construção de imagem.

O que mudou na sua vida com a chegada da Antonia? 

TUDO! Nunca imaginei que um novo pet pudesse ter esse poder, nasci entre cães, gatos, cavalos, isso faz parte da minha vida. Mas Antonia, com seu jeito super especial, mudou o direcionamento do blog, a minha rotina, a rotina dos meus filhos, nossas prioridades, até a rotina dos meus cachorros grandes! Por exemplo, a mudança para AN aconteceu depois da Antonia, e todo mundo está se beneficiando. Fazemos também mais passeios, mais programas com ela, que com os grandes não dá. Ela é uma super inspiração para tudo o que faço hoje!

Quais cuidados você acha que as pessoas devem ter antes de adotar ou comprar um peludo? 

Em primeiro lugar, ter certeza de que está preparado financeira e psicologicamente para ter um pet. Tem que pensar no dia a dia dele, se vai ficar sozinho em casa, se terá espaço suficiente, pensar na raça mais adequada para a família, para o estilo de vida. É preciso também lembrar que filhotes são filhotes, e que durante algum tempo vão fazer arte, roer coisas, fazer coisas nos lugares errados. É preciso paciência e muito carinho para ensinar. Depois, pensar de onde quer que esse pet venha. Sou super a favor de adotar, aqui em casa 4 dos meus 6 pets são adotados. Cães abandonados são normalmente super fieis, companheiros, como a minha Docinho. É importante escolher uma boa instituição. Se for para resgatar na rua, ok, mas é preciso saber o que está fazendo… Não sou contra quem quer ter um pet de raça, desde que venha de um criador ético, responsável, e que não explore as fêmeas como muitos por aí. Na verdade, tudo é uma questão de informação e bom senso. O importante é que o pet seja feliz, bem tratado, saudável, de onde quer que venha, e para onde quer que vá.

Por que o It Pet Blog é legal?(Essa é pra quem não conhece tá? Pois nós sabemos que é legal e muito!) ;o) 

Além de ser um trabalho feito do fundo do coração, o It Pet tem ganho uma dimensão que eu não poderia imaginar há um ano. O blog é bonito, agradável, o conteúdo é gostoso de se ver e ler, e cada vez mais sou procurada para me apresentarem produtos e serviços ótimos, com a cara do blog. É um trabalho que por enquanto não tem paralelo aqui no Brasil, e já estou programando o lançamento da versão em inglês. Não será um blog traduzido, terá conteúdo desenvolvido especialmente para ambas as línguas. Assim podemos contar para o mundo o que acontece de bacana aqui no Brasil também.
Vamos lançar também um app do It Pet, para mobile. Com ele, será possível se manter atualizado sobre todas as novidades postadas nos veículos do It Pet – blog, Face, Twitter, os dois Instagrams, Pinterest, Youtube…
Além disso, o projeto Antonia de filantropia tem o potencial de ajudar muitas instituições sérias a dar continuidade ao imprescindível trabalho de resgate, castração e adoção. Queremos ajudar a criar um mundo melhor para todos os pets, de todas as formas que pudermos. Quem sabe o que o futuro reserva para o It Pet?

E então, gostaram? No próximo dia 30/08/2014 iremos comemorar 1 ano de Blog na MOM Caes&Gatos&Você! Das 9h00 às 18h00. Helio Pelegrino 770 – São Paulo. Estão todos convidados, venham conhecer a Antonia e sua mãe, a Mari! 😉

Entrevista por Priscila Ramires.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *